O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou os arquitetos Frank Gehry e Maya Lin entre os 21 laureados com a Presidential Medal of Freedom [Medalha Presidencial da Liberdade], a maior honraria civil do país. Criada em 1963 pelo Presidente John F. Kennedy, o prêmio é apresentado a "indivíduos que fizeram contribuições especialmente merecedoras para a segurança ou interesse/s nacional dos Estados Unidos, para a paz mundial, cultura, ou esforços significativos na esfera pública ou privada".
"A Presidential Medal of Freedom não é apenas a maior honra civil da nossa nação - é uma homenagem à ideia de que todos nós, não importa de onde venhamos, temos a oportunidade de mudar esse país para melhor. De cientistas, filantropos e funcionários públicos a ativistas, atletas e artistas, esses 21 indivíduos têm ajudado a mover a América, inspirando milhões de pessoas em todo ao longo do caminho", disse o presidente Obama em uma declaração.
Entre os arquitetos que já receberam a honraria estão Mies van der Rohe (1963), Buckminster Fuller (1983) e I.M. Pei (1993)
Gehry foi elogiado pela Casa Branca por seu papel na definição da arquitetura contemporânea, citando suas obras conhecidas como o Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, a Dancing House em Praga e o Museu Guggenheim em Bilbao, Espanha.
Maya Lin recebeu elogios por seu trabalho na arquitetura, na escultura e na arte paisagística, notavelmente por seu projeto para o Memorial dos Veteranos do Vietnã em Washington D.C., assim como seu ativismo ambiental recente, como visto em seu projeto em desenvolvimento intitulado “What is Missing?”.
A lista completa dos premiados deste ano inclui:
- Frank Gehry
- Maya Lin
- Kareem Abdul-Jabbar
- Elouise Cobell (posthumous)
- Ellen DeGeneres
- Robert De Niro
- Richard Garwin
- Bill and Melinda Gates
- Margaret H. Hamilton
- Tom Hanks
- Grace Hopper (posthumous)
- Michael Jordan
- Lorne Michaels
- Newt Minow
- Eduardo Padrón
- Robert Redford
- Diana Ross
- Vin Scully
- Bruce Springsteen
- Cicely Tyson